FC Porto anuncia acordo de 457,5 milhões com a PT
Tiago Luz Pedro
Negócio inclui os direitos de transmissão dos jogos no Estádio do Dragão
a partir de 2018 e o patrocínio das camisolas do clube já a 1 de
Janeiro de 2016.
O acordo anunciado neste domingo é um dos maiores de sempre no futebol português AFP/JACK GUEZ
O FC Porto anunciou às primeiras
horas deste domingo a venda, por 457,5 milhões de euros, dos direitos de
transmissão dos jogos disputados em casa à PT/Altice, que se tornará também no patrocinador principal das camisolas do clube.
O acordo, válido por dez anos, supera os valores alcançados num negócio de contornos parecidos
celebrado no início deste mês pelo Benfica com a NOS, concorrente
directa da PT — que detém a operadora Meo — no mercado televisivo
português.
Em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários, a SAD do FC Porto informa que o acordo envolve “os direitos de transmissão televisiva
dos jogos disputados pela equipa principal de futebol, na qualidade de
visitado, na Primeira Liga, bem como o direito de exploração comercial
de espaços publicitários do Estádio do Dragão”.
Esta parte do
acordo é válida por um período de dez épocas desportivas mas apenas com
início em 1 de Julho de 2018, dado que só nessa altura expira o contrato
dos “dragões” com a PPTV de Joaquim Oliveira, o empresário dono da
Sport TV.
Muito antes disso, já a partir do próximo dia 1 de
Janeiro de 2016, a PT/Meo ficará com o “estatuto de patrocinador
principal do FC Porto, com o direito de colocar publicidade na parte
frontal das camisolas da equipa principal de futebol” e por um período
de sete épocas e meia, segundo o mesmo comunicado.
Nessa mesma
data, a operadora televisiva ganhará também o “direito de transmissão do
Porto Canal, pelo período de 12 épocas e meia”, não explicitando o
comunicado se essa transmissão será feita em regime de exclusividade.
Embora
de maior abrangência, o acordo agora anunciado pelo FC Porto supera os
valores do contrato celebrado a 2 de Dezembro entre o Benfica e a NOS,
que comprou por dez anos, e por um valor que pode chegar aos 400 milhões
de euros, os direitos de transmissão televisiva dos jogos dos
“encarnados” na Liga portuguesa disputados no Estádio da Luz, para os
mercados nacional e internacional. O contrato, que engloba também os
direitos de transmissão e distribuição do canal Benfica TV, terá início
na próxima temporada e irá
prolongar-se, inicialmente, por três anos, podendo ser alargado por mais
sete. Só nesse caso os valores do contrato chegarão aos anunciados 400
milhões de euros.
O negócio do Benfica exclui, contudo, o patrocínio das camisolas do clube, que passou a ser assegurado nesta temporada pela Emirates.
Este contrato, celebrado em Maio e válido até à época de 2017/18,
deverá render mais 30 milhões de euros aos cofres dos “encarnados”, a
uma média de entre oito a dez milhões de euros por ano, dependendo dos
objectivos alcançados. A companhia aérea do Dubai substituiu
precisamente a PT/Meo como principal patrocinadora do clube da Luz.
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