Total de visualizações de página

quinta-feira, 12 de novembro de 2015

Opinião: Mourinho versus Ronaldo

Mourinho versus Ronaldo
quinta-feira, 12 novembro de 2015
Autor: JOAQUIM JORGE/FUNDADOR DO CLUBE DOS PENSADORES.
Mourinho e Ronaldo, dois dos melhores do Mundo, portugueses, de quem gostamos ou deveríamos gostar, tiveram percursos similares e fizeram-se a pulso, mas com bases diferentes.

Mourinho vem de uma família em que a mãe era professora primária e o seu pai guarda-redes. A sua mãe desde cedo o motivou a estudar.

Mourinho foi um jogador de futebol mediano que abandonou aos 24 anos para abraçar a carreira de treinador. Licenciado em Educação Física, Mourinho frequentou vários cursos de treinador de futebol, ministrados pelas Associações de Futebol de Inglaterra e da Escócia.

Chegou a ser intérprete de Bobby Robson e de Louis van Gaal. A sua aprendizagem com Robson e van Gaal seria essencial para o seu percurso. Mais tarde deu o salto para treinador principal e é dos treinadores mais cotados e mais bem pagos do Mundo.



Mesmo estando a atravessar um mau momento é impressionante o seu carisma e a sua auréola, em que se vê os adeptos a gritarem pelo seu nome incessantemente. Qualquer pessoa minimamente sensível fica arrepiada com os cânticos em seu apoio. Esta contradição só com Mourinho: ser aplaudido e a perder. O normal era ser assobiado e insultado.



Sob outra perspectiva, Ronaldo teve uma dura e triste infância em que foi abandonado pelo seu pai alcoólico. Viveu no bairro mais pobre da ilha da Madeira, era o quarto filho e nasceu por engano. A sua mãe era  cozinheira de escola primária e o seu pai  um jardineiro da Câmara Municipal do Funchal. Ronaldo nunca foi bom aluno, passou do Andorinha para o Sporting e deu o salto para o Manchester United com o seu pai futebolístico, Alex Fergusson, mas nunca nos podemos esquecer da ajuda na sua integração de Carlos Queiroz. Chegou ao Real Madrid, sendo o jogador que é hoje.

Ronaldo está a atravessar uma fase cinzenta, está fora de forma e não parece muito feliz. É muitas vezes assobiado e provocado com gritos de Messi.

Estes dois senhores do futebol mundial com percursos de base diferentes tornaram-se dos melhores no Mundo. Na cabeça de Ronaldo é o melhor jogador do Mundo e na cabeça de Mourinho é o melhor treinador do Mundo. São ególatras e narcísicos.

Serem um pouco mais humildes, não lhes ficava nada mal, pecam por excesso de vaidade e exuberância. À sua volta, há outros com muito valor e capacidade. Digo isto, para seu bem. Sou um fã de Ronaldo e Mourinho mas por vezes se ficassem calados não se perdia nada.

Ronaldo é mais exuberante e gastador na sua vida privada, mas fala bem menos que Mourinho. Mourinho é recatado e tem uma vida privada normal como cada um dos mortais, mas excede-se demais em declarações públicas e disserta de tudo e de todos.

Os dois podiam ser mais discretos e deixar que o que fazem fale por si.

Nenhum comentário: